Quer saber por que às vezes o que você diz é mal interpretado?

SEMPRE TENHA E MANTENHA CONVERSAS SINCERAS, SENSATAS E DIRETAS!

A primeira análise que você deve fazer antes de qualquer conversa é se a pessoa está preparada para ouvir o que irá dizer, se ela está minimamente bem emocionalmente, se tem tempo deseja ouvi-lo naquele momento, tendo cuidado com a forma que irá utilizar no que diz respeito a tom de voz, sem agressividade, uma comunicação não violenta, tudo isso vale para você também, principalmente quando se tratar de assuntos difíceis, delicados.

Após feita essa análise veja como ter uma conversa com essas características:

UMA CONVERSA SINCERA: Em conversas sinceras não existe o objetivo de manipular, de convencer, mas sim, de explicar algo com a maior clareza e franqueza possível, expondo o que se está sentindo, é verdadeira. Se busca entendimento e empatia sem medo do que a outra pessoa irá pensar ou julgar. Esse tipo de troca irá deixá-lo mais leve, quebrará correntes e o libertará para seguir em frente seja em sua vida pessoal e/ou profissional.

UMA CONVERSA SENSATA: A sensatez nos traz equilíbrio e prudência ao falarmos algo. Ela é fundamental para nos fazer olhar para a outra a pessoa e enxergar como ela está recebendo nossa informação, nos faz ter empatia e o cuidado necessário para não ferir, minimizando o impacto da informação de forma que o outro fique mais aberto a receber o que está sendo dito por trazer pontos de vista específicos do porquê de uma decisão por exemplo, ou seja, ela traz clareza com fatos e dados que embasam a conversa. 

UMA CONVERSA DIRETA: Quando somos diretos não fazemos rodeios para dizer algo, falamos com convicção e segurança, não tem espaço para talvez ou achismos, há profundidade no que está sendo dito e força nas palavras. A pessoa pode questioná-lo tentando causar dúvidas sobre a sua decisão ou ponto de vista, porém a sua certeza por já ter pensado a respeito, analisado, ponderado os prós e contras o faz prosseguir sem titubear na sua decisão. Você sabe que a mudança é necessária para que haja a transformação que almeja.

Agora Lembre-se de algo MUITO IMPORTANTE: Mesmo que você utilize os 3 pontos em uma conversa não significa que a outra pessoa irá receber bem a informação, mas o comportamento do outro não define o seu, portanto, mantenha esse cuidado ao falar com as pessoas que você correrá menos riscos de ter problemas ou ser mal interpretado ao dizer algo. O seu papel quando está convicto na sua posição é transmitir a sua ideia da melhor forma possível para que o outro ENTENDA agora o ACEITAR é de cada um!

E aí? Tem tido conversas SINCERAS, SENSATAS E DIRETAS quando precisa dizer algo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores do curso